domingo, 22 de abril de 2018

ATTOMICA - THE TRICK (2018)



             Estamos apenas nos primeiros meses de 2018. Mas uma certeza já podemos ter: THE TRICK, álbum lançado pelo ATTOMICA vai figurar em TODAS as listas de Melhores do Ano da mídia especializada. E não tem como ser diferente! Pense num álbum de Thrash Metal que possui tudo aquilo que o estilo pede: riffs violentos, agressivos e pesados, baixo/bateria totalmente entrosados e muito pesados e um vocal que se encaixa perfeitamente na proposta. além disso, as composições presentes em THE TRICK mostram que o grupo, apesar de todos os problemas que enfrentou ao longo desses anos, continua sendo um dos melhores do nosso cenário. Duvida? Escute no volume máximo e deixe seu pescoço responder por você!

                  André Rod (vocal e baixo), Marcelo Souza (guitarra e backing vocal) e Argos Danckas (bateria e teclados) nos apresentam em 08 faixas, um trabalho repleto de garra e energia, como só as verdadeiras bandas de thrash podem fazer. THE TRICK é um álbum homogêneo, mas logo de cara podemos citar dois pontos que s e destacam. O excelente trabalho de guitarra, muito bem timbrada e com uma veia thrash, que resgata uma pagada mais old school, mas que em nenhum momento soa datada (Marcelo Souza possui personalidade) e os vocais de André Rod que lembram bastante os de Dave Mustaine (Megadeth). E isso parece ter dado um novo gás ao grupo, pois se encaixou de forma perfeita nas composições presentes aqui. Vagner Alba foi o responsável pela gravação, produção, mixagem e masterzação. E só há uma plavra pra descrever o resultado obtido aqui: perfeição! Tudo ficou nos eu lugar. Pesado, intenso, sujo e ao mesmo tempo, cristalino, THE TRICK é um trabalho que merce se tornar referência em temos de gravações via internet totalmente pasteurizadas. Já a capa é obra de Fábio Moreira em cima de uma idéia de André Rod. 

                  "Give Me The Gun" abre o álbum e já nos mostra que o poderio destruidor da banda continua intacto. Sabe aquela faixa que você ouve uma vez e quer ouvir de novo logo em seguida? O que dizer dos riffs presentes aqui? Agressivos, diretos e com uma pegada intensa, eles deixam tudo "mais fácil" para a cozinha sentar a mão na velocidade brutal da dupla André e Argos. Sério... Após ouvir a faixa, os riffs te farão apertar o play novamente... Ms não é só isso, pois a composição é bem trabalhado e com mudanças de andamento muito interessantes. Na sequência, "Feeling Bad" mostra a versatilidade do grupo ao alternar riffs mais agressivos com passagens mais trabalhadas. Apostando naquela levada tipicamente thrash, a faixa possui aquele clima característico e pesado, lembrando um pouco o já citado Megadeth (talvez pelos vocais de André), mas com a personalidade e intensidade própria do ATTOMICA. "Kill The Hero" é outro belo exemplo de como uma banda de Thrash pode soar atual e  moderna sem ter que incorporar "barulhinhos" e outras coisas "diferentes" em sua sonoridade para parecer "cool". A guitarra de Marcelo guia a faixa com maestria, algo que só grandes guitarristas podem proporcionar. Já "The Last Samurai"... Bom, o que dizer de uma composição que traz peso, agressividade, quebradeira, porradaria, técnica e muita criatividade, todas na medida certa? Essa com certeza será incorporada ao setlist para nunca mais sair... Que puta faixa sensacional!

                     "The Trick", a faixa título, também traz consigo um belo apanhado das características da  banda. Peso e muita técnica, aliados à linhas de guitarras muito bem exploradas, mostram a qualidade dos músicos sem que se precise cometer nenhum tipo de exagero. Até mesmo um um violão com influências do flamenco surge de forma bem interessante durante a execução da faixa. "Endless Cycle" vem em seguida, e "quebra" o clima mais brutal que vinha acompanhando o CD até aqui. Mas essa "quebra" é no bom sentido, pois estamos falando de uma composição elaborada, com um começo mais leve, que ganha peso e intensidade durante sua execução, mostrando mais uma vez (como se fosse preciso) toda a capacidade criativa e técnica do trio. "Land of Giants" é uma faixa instrumental. Mais cadenciada, a composição tem uma linha um pouco mais melódica. O encerramento vem com "Mistery", faixa gravada em 2014 e que conta com os vocais de Alex Rangel, vocalista da banda, que faleceu de forma trágica. mais do que uma homenagem, a composição fecha o trabalho de forma sublime, pois resgata o trabalho de Alex, mostrando respeito e gratidão. 

                      Sem muito mais a dizer, o ATTOMICA, não satisfeito em ter gravado um dos maiores clássicos do Thrash Metal nacional (DISTURBING THE NOISE, 1991), nos presenteia agora com essa pérola chamada THE TRICK. Um álbum perfeito, digno de reconhecimento não apenas pelos fãs do grupo, mas por todo apreciador de heavy metal. Se você ainda não conhece o trabalho do grupo (algo que, sinceramente, não acredito), corra trás agora e descubra uma das melhores bandas do Thrash Metal brasileiro. Se você já conhece.. bem, não tem nenhuma novidade naquilo que escrevi aqui não é mesmo???




                Sergiomar Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário