domingo, 11 de fevereiro de 2018

CERBERUS ATTACK - FROM EAST WITH HATE (2017)



                            Formada em 2009, a banda CERBERUS ATTACK lançou em 2017 seu primeiro full lenght. FROM EAST FROM HATE é um trabalho que resgata o Thrash Metal dos anos 80 mas em nenhum momento soa datado ou sem identidade. Pelo contrário! Agregando suas influências de forma eficiente, o grupo mostra personalidade ao praticar um thrash vigoroso, que mescla de forma correta o estilo que consagrou bandas como Exodus, Death Angel, Forbidden, entre outros, com apegada da escola européia, mais precisamente a da germânica, tendo o Destruction como principal referência. Mas tudo isso vem embalado em composições cheias de intensidade e, o principal, com excelentes riffs de guitarra. Afinal estamos falando de um álbum de thrash, não é mesmo?

                    Jhon França (vocal/guitarra), Marcelo Araújo (guitarra/backing vocal), Marcelo Maskote (baixo/backing vocal) e Bruno Morais (bateria) nos entregam um belo álbum de Thrash Metal. Se por um lado a Bay Area se faz presente, principalmente no que diz respeito aos riffs de guitarra, por outo, a pegada na linha alemã vem nos vocais de Jhon, que algumas vezes lembram o mestre Schmier do Destruction. A produção do trabalho ficou sob a responsabilidade do vocalista/guitarrista Jhon e da própria banda, enquanto a mixagem e masterização ficaram sob os cuidados do vocalista. E tudo ficou no lugar pois, se não temos algo límpido e cristalino, também não temos algo sujo em demasia. O peso e a sujeira necessários estão bem adequados ao estilo proposto pela banda.  A capa é arte de Cleyton amorim  e ficou bacana, bem inserida na proposta apresentada.

                       A instrumental From Lust to Dust (título muito bem sacado) nos prepara para a primeira porrada: Face Reality, uma verdadeira cacetada, com riffs agressivos, bateria veloz e uma ríspida interpretação vocal por parte de Jhon França. temos aqui, as características da banda bem equilibradas, uma vez que o thrash cheio de energia do grupo se mostra bastante intenso logo de cara. Além disso, a faixa traz interessantes mudanças de andamento, o que mostra também,  a versatilidade do grupo na hora de compôr. Human Extinction traz novamente um ótimo trabalho de guitarras. Os solos bem encaixados demonstra o cuidado da banda na hora de estruturar as suas composições, pois não são raros os momentos em que um solo fora de contexto dentro de uma faixa põe tudo à perder. Cabe também destacar o ótimo trabalho do baixista Marcelo Maskote, dono de grande técnica! Worms Incorporated é um dos grandes destaques, trazendo uma pegada mais próxima da Bay Area, lembrando em certos momentos o bom e velho Testament (de antigamnete).

                           Get Thrashing Or Die Trying (outro título muito bem sacado pelo grupo) é uma faixa instrumental, mas diferente da primeira, que era bem trabalhada e mais "suave", é uma pedrada na orelha e, mais uma vez, Marcelo Maskote merece ser citado. Ao seu lado, o baterista Bruno Morais não fica atrás, com uma pegada precisa e ao mesmo tempo bastante agressiva. E os riffs cavalgados são a força motriz de Together We Destroy, outra grande faixa do álbum! E aqui a banda mostra uma face um pouco diferente pois dá perceber um pouco de metal tradicional, principalmente nas guitarras, o que só engrandece o já pegado thrash do grupo. October 12th mantém essas características, apesar de um pouco mais agressiva em certas passagens. Bons riffs e aquele bate estaca perfeito pro headbanging é o que temos em Dirty City, faixa que antecede a última, a ótima East Side Thrashers, cantada em português e que mostra em sua letra, as agruras pelas quais passa a população da zona leste de São Paulo, cidade da banda.

                      Após alguns EPs lançados de forma independente, o CERBERUS ATTACK nos brinda com um álbum de ótimo nível. FROM EAST WITH HATE mostra uma banda mais do que pronta pra buscar seu lugar ao sol dentro do cenário nacional. Thrash Metal direto, sem frescuras. Se essa é sua praia, pode alugar a casa e passar as férias por aí. Mais um bom nome dentro da música pesada do nosso sofrido país.




              Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário