sábado, 4 de novembro de 2017

HATEFULMURDER - RED EYES (2017)



            O grupo carioca HATEFULMURDER chega ao seu segundo trabalho após a boa repercussão de seu álbum de estréia, No Peace (2014). Após a saída do vocalista Felipe Lameira, a banda recrutou a bela Angélica Burns para o posto. E o grupo parece ter recebido uma dose extra de adrenalina, posi o que nos é apresentado em RED EYES é um petardo! Cheio de riffs intensos e de uma performance sensacional de Angélica, o álbum prova que se existia alguma dúvida em relação ao futuro do grupo, ela se dissipou como se nunca houvesse existido! Que baita disco! composições fortes, navegando numa linha bem tênue entre o thrash e o death metal melódico, o grupo criou um dos grandes álbuns de 2017!

                    Composta pela já citada Angélica Burns (vocal), pelo guitarrista Renan Campos (também responsável por algumas partes vocais), pelo baixista Felipe Modesto (que também se arrisca nos vocais) e pelo baterista Thomás Martin, a banda apresenta um álbum de excelente qualidade. Com uma produção muito bem executada (que deixou os instrumentos audíveis na medida, bem timbrados), que soube valorizar o peso, sem abrir mão de um pagada mais limpa, que ficou sob a responsabilidade de Luiz Millet, o trabalho mostra que o grupo não deixou a peteca cair em nenhum momento após a saída do vocalista anterior, criando um álbum bem superior ao seu trabalho de estréia. A capa  é uma obra bem interessante criada pelo artista Orge Kalodimas enquanto a arte gráfica e layout ficaram à cargo de Felipe Eregion.

                    Em pouco mais de 30 minutos, o grupo manda ver em 09 faixas que mostram toda a fúria e intensidade da banda. Já na faixa de abertura, a violenta Silence Will Fall, fica claro a pegada agressiva do trabalho. Angélica mostra grande desenvoltura, ficando num meio termo entre Angela Gossow e Alissa White-Gluz (ex e atual Arch Enemy, respectivamente), mas a brasileira tem personalidade, imprimindo sua identidade nas linhas vocais. A faixa título é um dos grandes destaques. As guitarras trazem forte influência do metal atual, mas tem suas raízes no thrash metal. Aqui, os vocais de Renan e Felipe aparecem de forma limpa, contrastando com a agressividade da vocalista. Tear Down possui características semelhantes, com uma pegada que nos remetem ao que o Arch Enemy faz atualmente. Riot é outra grande faixa. Agressiva, ríspida e pesada, a composição tem um refrão bem "simples" de fácil assimilação, enquanto que a guitarra traz linhas mais diretas. The Meaning of Evil também possui características mais atuais, principalmente na levada de baixo/bateria.

                 Time Enough Last contou com a participação de Mayara Puertas (vocal, Torture Squad) e deu um clima mais agressivo á faixa. Cabe lembrar que as duas bandas estiveram em turnê conjunta por 20 estados brasileiros acompanhadas do Warcursed. My Battle possui ótima variação, alternando momentos rápidos e outros cadenciados, mas sempre primando pelo peso. Novamente, temos a alternância entre os vocais de Angélica e do guitarrista Renan, num clima que, em alguns momentos acaba ficando "distante" do que a faixa pede. Mas não compromete em nada o andamento da composição. You're Being Watched antecede o encerramento que vem com Creature of Sorrow. A faixa começa com um clima introspectivo, sombrio até. mas em seguida ganha velocidade e intensidade. encerra o álbum em grande estilo!

             RED EYES mostra que a mudança na formação não alterou em nada a qualidade do HATEFULMURDER. Pelo contrário. A entrada da vocalista Angélica injetou, como dito anteriormente, um dose extra de adrenalina na banda. Mas nada disso adiantaria se as composições não tivessem o nível de excelência que possuem. E isso faz deste trabalho, um dos melhores lançamentos nacionais de 2017!





                     Sergiomar Menezes

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário