quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ONCE HUMAN - EVOLUTION (2017)



                  O grupo ONCE HUMAN chega, agora em 2017, ao seu segundo álbum. Intitulado EVOLUTION, o álbum mostra, com o perdão do trocadilho, uma evolução em relação ao primeiro (The Life I Remember - 2015). Mais apurado, este mais recente CD traz composições onde a técnica dos músicos acaba prevalecendo. Buscando incorporar elementos mais atuais em sua sonoridade, podemos classificar o som do grupo como um death metal melódico, mas que não se prende muito às amarras do estilo. Se tivéssemos que citar alguma banda como referência, poderíamos colocar o Arch Enemy no centro. Mas o Once Human procura ser mais "americano" em sua música. Se é que me fiz entender... O álbum chega aqui através da Shinigami Records em parceria com a EAR Music.

                        Lauren Hart (vocal), Logan Mader (guitarra, ex-Machine Head, ex-Soulfly, e também produtor), Max Karon (guitarra), Skylar Howren (guitarra), Damien Rainaud (baixo) e Dillon Trollope (bateria) formam o grupo, que é liderado pelo guitarrista Logan, que produziu e mixou o trabalho. Já a masterização ficou à cargo de Jens Bogran. A banda mostra aqui, 09 faixas repletas de bons riffs de guitarra, mas que não apresentam muita novidade. Cabe ressaltar que temos três guitarristas, o que ao vivo, pode significar uma dose extra de peso. Em alguns momentos, o grupo encarna uma atitude mais voltada ao metal europeu (no que diz respeito ao Gothemburg Sound), já em outros, apresenta resquícios do "falecido" new metal (ou alterna metal, nu metal, chame como quiser). O que acaba sendo algo até natural, tendo em vista o passado  de Logan Mader.

                      A faixa de abertura, Flock of Flesh, se apresenta violenta, com guitarras ditando o ritmo. A vocalista Lauren possui uma característica mais direta e agressiva, o que deixa tudo mais pesado. Há momentos melódicos durante a execução da faixa, o que deixa a composição mais centrada. Eye of Chaos ganhou um vídeo e aqui, temos aquelas passagens que nos remetem ao metal americano. Preste atenção tanto no andamento quanto nas mudanças que se apresentam na faixa. Gravity possui bons momentos, mais trabalhados e intensos. Dark Matter tem seu destaque na dupla Damien e Dillon (baixo e bateria, respectivamente). Paragon tem uma melodia mais acentuada, e mostra que a vocalista Lauren consegue variar bem sua voz, não ficando presa apenas aos guturais, Aliás, isso pode ser um ponto a ser melhor explorado pelo grupo. Killer For The Cure tem linhas mais agressivas, já o encerramento com Passenger traz as características do grupo de forma mais acentuada. A busca pelo peso e melodia de forma conjunta.

                             EVOLUTION mostra que o ONCE HUMAN ainda procura uma maior identidade. Não é um trabalho ruim, longe disso. Mas se o grupo quer se tornar maior, precisa repensar algumas passagens presentes aqui. E talvez explorar mais a versatilidade apresentada pela vocalista Lauren Hart. Se unir essas duas ações, teremos um grupo com maior personalidade. 




                   Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário