segunda-feira, 1 de maio de 2017

DREARYLANDS - NO POETRY LASTS (2017)



                   A banda baiana DREARYLANDS conseguiu obter nos anos 2000, uma boa repercussão de seu trabalho, ao lançar dois álbuns e um EP. Depois disso, o grupo ficou cerca de 10 anos iativo, tendo agora em 2017 lançado este mais recente trabalho. Curiosamente, trata-se de um EP (possui pouco mais de 36 minutos de duração), mas tem em seu conteúdo, 7 faixas que mostram que o tempo em que a banda esteve parada, em nada afetou sua criatividade e qualidade nas composições. NO POETRY LASTS, lançado pelo MS Metal Records, traz aquele Heavy Metal com forte aceto prog que caracteriza a sonoridade do quinteto.

                   Formada por Leonardo Leão (vocal), Rafael Syade (guitarra), Páris Menescal (guitarra), Marcos Cazé (baixo) e Louis (bateria), a banda apresenta composições de muito bom gosto e categoria, onde as guitarras são o guia para a música bem trabalhada do grupo. A dupla Rafael e Páris mostra um ótimo entrosamento, enquanto a cozinha composta por marcos e louis, mescla levadas mais quebradas com outras onde o peso se sobressai. Enquanto isso, Leandro Leão foge um pouco das características que marcam a maioria dos vocalistas de heavy metal, com um timbre bastante peculiar. NO POETRY LASTS foi produzido, mixado por Marcos Franco, Dan Loureiro e pela própria banda, enquanto que a masterização ficou sob a responsabilidade da dupla Marcos e Dan. E ficou tudo no lugar, pois podemos ouvir com clareza todos os instrumentos sem com que isso cause aquela sensação de "pasteurização" no som.

                    No Poetry é uma pequena introdução que nos prepara para Collateral Damage, uma faixa pesada e com guitarras bem timbradas, onde os riffs tem uma certa atmosfera mais próxima do prog, mesmo que a estrutura da composição nos remeta ao metal mais tradicional em alguns momentos. E como já salientado antes, o vocal de Leandro ganha destaque por ser "diferente" do que estamos acostumados a ouvir quando se trata do estilo em questão. E as guitarras sendo guiando a musica do grupo em Addiction To War. Bons riffs que ganham a companhia do ótimo trabalho riado pela dupla Marcos e Louis (baixo e bateria respectivamente). Uma estrutura repleta de boas variações, mostrando a versatilidade musical do grupo. Cantada em português, Incerto Adeus é uma das melhores faixas. Pesada, com um arranjo muito bem executado e com passagens mais lentas, a composição tem uma bela melodia. Demophobia é a faixa que mais se aproxima do heavy metal mais "puro", com riffs bem tradicionais, sendo que em alguns momentos percebemos uma pequena levada mais próxima do speed/thrash metal. Peso e melodia se confundem (no bom sentido) em Learn To Fly. Mais uma vez, Rafael e Páris se mostram mais do que competentes nas seis cordas, criando bases e  solos muito bem estruturados. A rápida Lady Light encerra o trabalho, deixando aquela sensação de que o próximo trabalho promete.

                   Mesmo tendo ficado inativa por longos anos, a DREARYLANDS mostra que não parou no tempo. Prometendo um novo full lenght agora para 2017, o grupo faz desse bom NO POETRY LASTS um "aperitivo" de luxo para o que deve vir por aí. Ótimo retorno!




                      Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário