quinta-feira, 12 de maio de 2016

WOSLOM - A NEAR LIFE EXPERIENCE



            Impossível que este novo trabalho do WOSLOM não esteja em todas as listas de melhores do ano. Não existe a menor possibilidade disso! Que disco meus amigos! THRASH METAL com letras garrafais mesmo! Tudo aquilo que nós, amantes do thrash esperamos encontrar em um disco do estilo está presente em A NEAR LIFE EXPERIENCE, que chega ás lojas via Shinigami Records. Guitarras pesadas e agressivas, bateria por vezes veloz, por vezes mais cadenciada, baixo potente, vocal sem frescuras e muita, muita inspiração. Sabe aquele cd que quando termina você vai lá e coloca no Repeat? Este é um deles!

           Silvano Aguilera (vocal e guitarra), Rafael Iak (guitarra), André G. Mellado (baixo) e Fernando Oster (bateria) conseguiram de forma sublime superior o trabalho anterior Evolustruction (2013), que já era muito bom. Mas agora o grupo soube adicionar de forma mais direta o seu poderoso thrash metal. Com uma produção (feita pela própria banda) que soube evidenciar essa característica e deixou tudo em seu lugar, o grupo caprichou em composições que possuem muito do que se fez e faz na Bay Area, mas de uma forma totalmente própria. Mixado por Danilo Pozzani e masterizado por Neto Grous no Absolute Master, o nível ficou excelente. A capa também não foge á essa levada, pois se repararmos com atenção, detalhes inseridos de forma sutil aparecem. Dê um a olhada com atenção que você descobre...

           Abrindo o massacre com Underworld of Agression, o grupo faz uma pequena introdução com guitarras "sabbáthicas", que nos preparam para riffs agressivos e uma pegada que mistura uma linha mais old school com uma outra mais voltada aos dias atuais. Bateria massacrante apoiada por um baixo pesado e guitarras cortantes, já dão uma amostra do que teremos pela frente. A faixa título, A Near Life Experience, tem mais de 8 minutos, mas posso garantir que passa tão rápida que quando você perceber, já acabou. Cheia de punch, as guitarras despejam riffs mas também capricham em solos inspirados. O vocal de Silvano se diferencia, pois se não soa tão rasgado e agressivo, também não fica naquela linha mais melódica e limpa, com uma personalidade forte. E o refrão também se destaca. Brokenbones entra com os dois pés na porta! Não á toa, o nome da faixa, é uma porrada sem dó em nossos tímpanos e pescoço! Já Lapses of Sin, traz um grande trabalho da dupla André e Fernando (baixo e bateria, respectivamente), enquanto as guitarras de Silvano e Rafael esbanjam categoria em riffs e solos. E o vocal consegue transpassar a energia que a faixa pede. Um dos grandes destaques do álbum! Com um arranjo bem elaborado, Redemption tem uma levada mais cadenciada. É daquelas faixas que todo grande disco de thrash possui. Com riffs pesados e baixo e bateria muito bem entrosados, a faixa mostra que nem só de velocidade um bom grupo do estilo vive. E diga-se de passagem, tem que ter qualidade pra fazer isso não é mesmo? E aqui, tem de sobra!

          Unleash Your Violence tem aquelas famosas paradinhas... E que riffs! Com variações entre partes mais cadenciadas e outras mais rápidas, a faixa possui um solo muito bem composto e encaixado, o que acaba se destacando. Um início guiado pelas guitarras nos prepara para mais uma faixa matadora. Lords of War tem um vocal que por vezes soa mais pesado (gutural) e um refrão mais "na manha", a faixa mostra a versatilidade do grupo em suas composições. Total Speed Thrash é uma ode ao estilo, com todas as características que vem fazendo a alegria dos thrashers ao redor do mundo ao longo desses anos. E pra encerrar, o grupo mais uma vez homenageia um banda nacional. Dessa vez, o Bywar, com a faixa Thrasher's Return, presente no álbum Invincible War de 2002. E se a faixa já era legal, com a "cara" do Woslom, ela ficou ainda melhor! Imprimindo sua personalidade, o grupo fechou o álbum da mesma forma que iniciou: destruindo tudo!

         Muito se fala que o metal nacional anda mal, que as bandas daqui não tem boa qualidade, entre tantas outras besteiras. Afirmações essas proferidas por quem não conhece nada do que se faz no cenário brasileiro. E o WOSLOM só vem a confirmar o erro cometido por essas pessoas. A NEAR LIFE EXPERIENCE não só é um grande trabalho, como está muito á frente do que grandes "medalhões" do estilo vem apresentando nos últimos anos. Não só estará presente em todas as listas de melhores do ano de 2016, como também é candidatíssimo ao MELHOR álbum deste ano!


   Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário