segunda-feira, 11 de abril de 2016

DEEP PURPLE - ... TO THE RISING SUN IN TOKYO (CD/DVD)



               Eis que o "complemento" do trabalho anterior da lenda DEEP PURPLE chega ao mercado. Intitulado ...TO THE RISING SUN IN TOKYO, este novo álbum é uma espécie de continuação do ao vivo anterior, FROM THE SETTING SUN... IN WACKEN. Contando com praticamente o mesmo setlist, a apresentações e deu no lendário Budokan em Tóquio, onde foram gravadas algumas partes do também lendário Made In Japan. Lançado por aqui pela Shinigami Records, o trabalho pode ser encontrado em CD duplo ou em DVD. Ambos, com excelente qualidade, assim como foi o lançamento anterior. Gravado no dia 12 de Abril de 2014, o show tem tudo aquilo que o fã da banda e amante do rock clássico do grupo esperam: música de qualidade!

              Como dito anteriormente, um setlist muito parecido ao do trabalho anterior é o que temos aqui. Ainda em divulgação do seu último álbum, o excelente Now What?!, de 2013, o grupo esbanja técnico e bom gosto, dosando de forma correto o set, trazendo clássicos que se misturam á músicas mais recentes. Tudo isso, amparados pela receptividade do público japonês, que, se não é um dos mais empolgados no quesito interação, demostra respeito e veneração pela banda.

             Falar o quê sobre esses "jovens" senhores, que continuam levando sua música aos quatro cantos do mundo (daí a sacada dos títulos, From The Setting Sun  ...To The Rising Sun), e seguem lançando bons trabalhos? Músicos excepcionais, importantíssimos na história do rock. Mas o mestre Ian Gillan... Se no trabalho anterior, Gillan já não estava 100%, neste gravado um ano depois, o vocalista dá mais uma vez, mostras de que sua brilhante carreira está se aproximando do fim. Detentor de uma das vozes mais marcantes e inspiradoras do mundo do rock/hard/heavy, Ian Gillan se mostra por vezes cansado. Mas nem por isso, deixa que o nível da apresentação caia. Afinal, estamos falando do Silver Voice, e mesmo nestas condições, Gillan coloca certos vocalistas no bolso.

            Aprés Vous, faixa de Now What?!, abre o show, que segue com o desfile habitual de clássicos. Strange kind of Woman, The Mule, Lazy, Perfect Strangers, Space Truckin', Smoke on the Water, Hush, Black Night... Grandes músicas que se mesclam a canções mais novas, como a excelente Vincent Price, Uncommon Man, Above and Beyond e Hell To Pay, todas do mais recente disco. Todas executadas com maestria! No DVD podemos perceber o quanto a banda está alegre em estar tocando, mesmo depois de tanto tempo de carreira. Quando pensamos que algumas bandas, que com muito menos estrada, ficam colocando empecilhos para tocar em alguns locais, vemos que o mundo realmente mudou...

           ... TO THE RISING SUN IN TOKYO, mostra mais uma vez que, classe, bom gosto e técnica sempre andaram lado a lado quando o assunto é DEEP PURPLE. Assim, como o trabalho anterior, obrigatório ao fã da boa música!



          Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário