terça-feira, 22 de março de 2016

UNLEASHED - DAWN OF THE NINE



                  Eis que um dos melhores trabalhos lançados em 2015 dentro do death metal chega ao Brasil. A Shinigami Records, mais uma vez, presta um grande serviço ao público headbanger ao lançar por aqui, em mais uma parceria com a Nuclear Blast, DAWN OF THE NINE, o 12° trabalho dos suecos do UNLEASHED. Com mais de 25 anos de carreira ( o grupo foi formado em 1989), o cd traz 10 músicas onde podemos perceber toda a importância e influência da banda, não apenas no death metal sueco, mas também no que de melhor, o metal da morte apresenta ao redor do mundo.

                 O grupo é composto por Johnny Hedlund (vocal e baixo), Tomas Olsson (guitarra base), Fredrik Folkare (guitarra solo) e Anders Schulz (bateria), formação essa que se mantém há quase 20 anos. E isso pesa na hora de mostrar serviço. As guitarras de Tomas e Fredrik se completam de forma perfeita, variando entre bases fortes e pesadas e solos bastante agressivos. Já a bateria é um destaque á parte. Anders Schulz é um monstro, uma máquina death metal de tocar bateria. E  o baixista/vocalista Johnny Hedlund capricha em linhas extremamente viscerais. Aliada á isso, uma produção muito bem executada pelo próprio guitarrista Fredrik, soube deixar tudo claro e sujo ao mesmo tempo, com todos os instrumentos nítidos e pesados. A masterização foi feita por Erik Märtensson e realçou ainda mais o poderio destrutivo do grupo. Já a bela capa, foi elaborada por Pär Olofsson.

                A New Day Will Rise abre o cd trazendo aquele death metal típico do grupo. As guitarras capricham em bases que nos remetem (de maneira sutil) ao metal mais tradicional, enquanto a bateria destrói tudo esbanjado técnica e versatilidade. O solo de Fredrik também merece destaque pois se encaixa de forma correta no andamento da música. They Came to Die vem com riffs rápidos acompanhados da pegada brutal da bateria. Com um refrão mais cadenciado e direto a faixa é um convite ao "headbanging". Em Defenders of Midgard, a mitologia nórdica ganha espaço. Uma das grandes faixas do trabalho. Marcada, com passagens no melhor estilo thrash, a música possui variações que a dão uma personalidade e não a deixam cansativa. Mais um solo inspirado do guitarrista Fredrik (que aliás, compôs todas as faixas do trabalho, deixando as letras á cargo do vocalista). Where is Your God Now? (título muito atual, não é mesmo?0, a banda traz seu death metal característico. Rápido, brutal e direto. A quinta faixa, The Bolt Thrower, também merece destaque. Com riffs na escola do thrash metal, o grupo mostra que a experiência não serve apenas para ganhar respeito e sim, para mostrar excelência em suas composições.

                 Let The Hammer Fly traz mais death metal á moda Unleashed. Rápida e direta, a faixa mostra que, se o grupo não tem o mesmo reconhecimento e popularidade que seus conterrâneos do Entombed, não é por falta de talento. Em Where The Churches Once Burned a porradaria come solta. O duo baixo/bateria ostra serviço dando uma sólida e pesada base para os riffs death metal de Tomas Olsson. Land of The Thousand Lakes possui uma interessante variação entre partes mais rápidas e outras mais cadenciadas, e um solo muito bom! A arrastada Dawn of the Nine, faixa título, comprova a capacidade criativa da banda. Além do fato de não se repetir, mostra um cuidado na estrutura, criando um clima que nos remete até mesmo ao doom metal. Destaque para o peso proporcionado pelo baixo. O contraste vem no encerramento com a veloz Welcome The Son of Thor!, mais uma baseada na mitologia nórdica e que fecha o cd em grande estilo.

                Em seus mais de 25 anos, o UNLEASHED teve alguns pormenores em sua discografia. Mas nem por isso deixou de ter importância no cenário. O lançamento de  DAWN OF THE NINE só comprova isso. Death metal simples, sem invencionices, mas cheio de técnica e categoria, com guitarras que despejam riffs no melhor estilo "metal da morte". Indispensável aos death bangers!




     Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário