quarta-feira, 23 de março de 2016

JÄILBÄIT - WHO DA FUCK ARE YOU?



                Um Rock n' Roll sujo, direto e despojado. Desa forma, o grupo alagoano JÄILBÄIT se apresenta em WHO DA FUCK ARE YOU?, lançado em 2014. Tendo em sua sonoridade uma forte influência de uma das mais importantes bandas de todos os tempos, o eterno Motörhead, o grupo segue uma linha bastante forte, com guitarras sujas e cheias de energia, cozinha pesada e por vezes veloz e um vocal que dá uma cara mais metal ao resultado final. Algo que o Chrome Division (ouve-se uma certa influência do grupo em alguns momentos) faz muito bem, e que de certa forma, pode se aplicar também ao grupo brasileiro.

                Zenitilde Neto (vocal), Adailton Júnior (guitarra), Wilson Santos (baixo) e Cleyton Alves (bateria) formam a banda que está na ativa desde 2013. Gravado de forma independente, o trabalho foi produzido por Edu Silva no estúdio Fat Sound, e ficou boa. mas em alguns momentos o som fica um pouco abafado. Fora isso, conseguiu captar a essência da sujeira e energia do som do grupo. Uma forte pegada Rock n' Roll, aliada ao peso do heavy metal (reparem que a dupla Wilson e Cleyton se encarregam de "engordar" de forma direta a sonoridade), garantem pouco mais de meia hora, boas doses de diversão.

                Abrindo com We Are Jäilbäit, uma porrada rocker, agressiva e direta, o grupo mostra sua personalidade forte. Riffs ganchudos, cozinha pesada e um refrão pra cantar junto, são o cartão de visita da banda. Going to Wacken mantém a velocidade em alta, com doses daquilo que o bom e saudoso Lemmy nos ensinou a gostar. O vocal de Zenitilde tem uma timbragem um pouco diferente da proposta, mas que encaixa de forma bem interessante. Em seguida, Take It Easy tem uma marcação mais cadenciada, com solos eficientes. As guitarras comandam Jäilbäit Squad, com riffs e uma pegada simples, mas correta da bateria. Just a Boy tem uma levada que nos remete ao AC/DC (que é uma das influências do grupo). E isso é bacana, pois essa gama de influências acaba por dar uma cara bem própria ao grupo.

                Do You Wanna Be a Rockstar? é rápida e direta. Um dos destaques do trabalho, a faixa também faz parte da coletânea Roadie Metal Vol. 6. Um solo bastante inspirado acaba por se sobressair. Se houver algo que possa quebrar por perto, é melhor retirá-lo antes de Otaro (Sucker). Um surpreendente agudo do vocalista em seu início dá o start á porradaria! Uma faixa que como disse lá no começo, tem um pouco de Chrome Division em sua estrutura. Assim como a próxima faixa, Born to Win. Mais cadenciada, mas com guitarras sujas, ela ganha velocidade na seqüência. E tome Motörhead em Lone Wolf! Sonzera de primeira! O encerramento vem com Bäit Blues, um som carregado de malícia que bebe na fonte blueseira, mas que tem sua própria interpretação para o estilo.

               Uma banda cheia de energia, com um Rock n' Roll simples, direto e empolgante. Essa banda é a JÄILBÄIT e WHO DA FUCK ARE YOU é o cd pra quem curte esse estilo despojado e livre de amarras. Se sua praia é essa (Motörhead, AC/DC, Chrome Division), mergulhe sem medo!



               Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário