quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

METALIZER - YOUR NIGHTMARE



                Nem sempre é necessário inovar para mostrar talento ou ser reconhecido. Existem inúmeras bandas que buscam alguma "inovação" e acabam por se mostrarem sem condições e também aquelas que tentam criar algo e soam extremamente confusas. Mas existem bandas que, mesmo praticando algo que não traz nenhum tipo de novidade (no sentido de inovação) demonstram talento muito acima da média. E esse é o caso da banda paulista METALIZER, de Nova Odessa (SP). Em seu segundo trabalho, intitulado YOUR NIGHTMARE, o grupo mostra uma boa evolução, praticando um Thrash Metal na linha old school mas, sem soar datado nem forçado, Seu primeiro cd, THE THRASHING FORCE é de 2013.

                O grupo é formado por Sandro Mauês (vocal), Douglas Lima (guitarra), Nilão Pavão (baixo) e Thiago Cruz (bateria e backing vocal) e mostra que tem conhecimento de causa. A guitarra de Douglas solta riifs fortes e pesados, a cozinha formada por Nilão e Thiago capricha no peso e o vocal de Sandro se destaca pelo timbre e pela variação entre o rasgado e o "normal". O álbum foi gravado e mixado no Mix Music Studio em Amparo (SP). A produção ficou sob a responsabilidade de Fábio Ferreira e ficou boa, mesmo que tenha faltado um pouco de peso. Mas não compromete o resultado final. Músicas rápidas, nervosas e cheias do felling thrash é o que temos aqui.

              O álbum inicia com a poderosa Weapons of Metalization, onde riffs bem característicos se juntam á uma cozinha pesada e eficiente, enquanto o vocal mescla sua linha numa mistura que num primeiro momento me lembrou uma mistura entre Tom Araya (mais no começo da faixa) e Steve Zetro Souza. My Cage tem um belo trabalho de guitarras e vem com extrema velocidade, variando entre o famoso "bate estaca" e passagens mais trabalhadas. Street Dog, segue a mesma linha, com uma pegada hardcore e com solos bastante criativos. A Bridge Across Time and Space é o grande destaque. Bem estruturada e com grande variação na composição, a música expõe a boa técnica dos músicos além de possuir um arranjo bem interessante. A versatilidade do vocal de Sandro se mostra bem evidente, indo do limpo ao rasgado com facilidade. E o peso da cozinha novamente se destaca. A velocidade insana de Still Alive vem na seqüência com solos rápidos e riffs diretos.

             A instrumental Cause And Effect tem boas bases e mostra o bom entrosamento da dupla Nilão/Thiago. Uma faixa tipicamente thrash e que do meio pro fim, dá uma quebrada no ritmo com passagens mais amenas e melódicas. A bateria cavalgada dá início á Zombified Generation. Com aquelas paradinhas e backing vocals muito legais no refrão, a faixa possui um riff simples e eficiente. Wake Up é aquela faixa mais cadenciada que não pode faltar em um bom disco de thrash. Numa linha vocal com bastante variações e guitarras á frente, a música tem um solo rápido e melódico que se encaixou de maneira correta. Preacher of Hate é bem direta e carregada de peso. O cd tem fechamento com Life is Your Nightmare, uma faixa bem trabalhada, com variedade de andamentos e que encerra YOUR NIGHTMARE com um belo solo.

            É bom saber que algumas bandas seguem apostando em estilos consagrados, mas que possuem características e personalidade própria. Felizmente, o METALIZER faz parte deste time, pois alia suas influências de forma que expõe sua identidade sem soar como uma cópia ou clone. Uma banda que merece mais atenção no nosso cenário.


Sergiomar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário